sexta-feira, 29 de maio de 2009

O VERDADEIRO PAPEL DA INOVAÇÃO



Marketing autêntico não é a arte de vender o que você faz mas saber o que fazer. Philip Kotler

Há cerca de trinta dias os veículos de comunicação divulgaram a denúncia feita pela Organização Não Governamental Greenpeace que consiste em dizer as indústrias produtoras de papel higiênico destroem as florestas nativas no norte do Canadá. Para deixar o papel branquinho e com a textura extra macia além da derrubada de árvores é necessário também, a utilização de produtos químicos que descartados no meio ambiente, declaram os ambientalistas.

Nesta semana o produto de higiene pessoal mais democrático do planeta voltou a ser alvo das atenções dos jornalistas e “blogueiros”, porém dessa vez o papel higiênico é mostrado em grande estilo. A Renova, indústria portuguesa líder na produção de toalhas e lenços de papel 100% reciclado criou o papel higiênico colorido. Vejam só, a principal diferença , visivel dos produtos da Renovagreen para os papeis tradicionais está na cor, a empresa é pioneira na produção do papel higiênico preto. A bem da verdade, o produto já existe há pelo menos 4 anos, e somente agora parece estar chegando em terras sul americanas. O Renovablack, como é chamado o papel higiênico preto, teve seu lançamento em solo nativo, ou seja, em Portugal, para logo em seguida ganhar o mercado espanhol e o inglês. Como não poderia deixar de ser, a novidade chegou a cidade mais cosmopolita do planeta, New York, USA. A inovação impressionou tanto os novaiorquinos que se seu principal jornal, o New York Times encaminhou representante à terra de Camões para ver o que estava acontecendo por lá e conhecer os idealizadores do tão inusitado produto.


Philip Kotler, notadamente o mais conhecido consultor de Marketing da atualidade, diz que a globalização e a tecnologia são duas poderosas forças que impelem as organizações a mudarem seus produtos. A empresa que tem a capacidade inovar e mudar rapidamente tem vantagem competitiva sobre a concorrência.

É difícil imaginar atividades de “brainstorming” em torno de um rolo de papel, principalmente se for um produto consolidado no mercado e que não tem sinais visíveis de entrar em declínio. Esta se falando de um produto fabricado e utilizado da mesma forma desde o século XIX e de repente surge uma idéia nova (ideia colorida seria o correto) e mostra efetivamente aquilo que os teóricos falam nos livros: uma idéia simples, se bem executa vale mais que as idéias complexas, as dificuldades de conceber uma inovação pode tornar-se um pesadelo na hora da execução.A Renova aplicou à simplicidade do produto cores vibrantes azul, verde, laranja, pink, vermelho e o básico preto. O fabricante diz que os produtos ficaram bonitos que será difícil utilizá-los apenas para a finalidade a que forma criados.


Portanto não estranhe se surgirem papeis higiênicos na novela das oito horas, nos talk shows, boates, shoppings (na sua boutique favorita), no banheiro da sua casa e... acredite. Até em cima da mesa de jantar. O impacto positivo causado pelo produto é tão forte que muitos restaurantes europeus estão retirando ele dos banheiros e colocando nas mesas como guardanapos.


A Renovagreen apresenta-se como gama de produtos de higiene e limpeza100% reciclados, biodegradáveis e não tóxicos, certificada com o Rótulo Ecológico europeu.


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