Os profissionais de Marketing certamente terão um grande desafio pela frente, fazer o público consumidor entender que precisa consumir menos. Se o objetivo das ferramentas de Marketing é ajudar organizações a venderem seus produtos e aumentarem os seus lucros. Como “desincentivar” o consumo se isso vai contra o princípio capitalista do “ter”?
Existe uma frase, cuja autoria é atribuída ao Dalai Lama, que a teria citado quando entrou em grande shopping center: “Não sabia que não precisava de tantas coisas para ser feliz”.
Mahatma Gandhi, outro grande líder mundial também demonstrou sua preocupação com o consumismo e com os perigos que isso representa – Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome – diz ele.
Frugalidade, neofrugalidade, expressões cada vez mais usada nestes tempos de crise financeira que tem como epicentro os Estados Unidos da América e cujos efeitos espalham-se por todo o globo terrestre, porém os maiores impactos chegam a Europa. Em meados do século XIX, Henry David Thoreau já questionava sobre o consumo exagerado. O "ser" precisa estar acima do "ter", dizia ele em coro com Platão.
Cabe aos profissionais de Marketing a tarefa de buscar soluções criativas, modernas e economicamente viáveis que satisfaçam as necessidades dos consumidores sem prejuízo aos resultados das organizações e tragam benefícios para uma sociedade cada vez mais exigente e atenta.
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